terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Chiclete- sua origem


Êta docinho gostoso! Que mexe com todo mundo! Pensando sobre o chiclete é que resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre o mesmo, na escola é proibido, pois afirmam que tira a concentração e não faz bem pra saúde, em casa os pais proibem pelo fato da questão financeira, as crianças gastam muito dinheiro com essa "pérola" adocicada.

Muito bem, ele é bem mais velho do que se pensa. Os gregos já faziam isso há aproximadamente 2.500 anos, eles extraiam a resina de uma árvore chamada Mástiche(pistacia lentiscus), porque acreditavam que a substância podia curar certas doenças, na I.Média era privilégio dos sultões que utiçlizavam a resina para manter o hálito fresco. Também nessa mesma época os indios mexicanos também já conheciam uma resina retirada de uma árvore chamada Sapota(Manikara zapota), no Brasil conhecida como sapotizeiro, eles mascavam para aumentar a salivação e como os sultões, manter a sensação de frescor na boca, o que era muito útil em longas caminhadas.

Em 1870, o mexicano Antonio Lopes de SantaAnna, apresentou o chicle ao americano e inventor Thomas Adams Jr, nos E.U.A., que tentou usar o látex para fazer máscara, botes e pneus, mas sem nenhum sucesso.Em 1872, começou a produzir as barrinhas de látex de sapoti e não parou mais. Foi muito usado na 2ª guerra mundial para aliviar o estresse dos soldados, nos campos de batalha.

Com o avanço da tecnologia, metade do sec.XX, o chicle deixou de ser extraído das árvores,passaram a desenvolver borrachas sintéticas. E a ser produzido aqui no Brasil, para a glória dos fabricantes e terror das escolas, pais e dentistas.
Vejamos agora os problemas que essa coisinha cor-de-rosa ou coloridas...podem trazer. Primeiramente: o doce, o açúcar nele contida serve de alimento para as bactérias dentro da boca. Essas bactérias alimentadas soltam susbstâncias ácidas que retiram o cálcio dos dentes, gerando cáries, por isso se mascar chicletes, escove os dentes!
Engolí-los é um perigo. Não é o fim do mundo, mas é perigoso! Pode grudar no esôfago e dificultar a respiração ou alojar no intestino e provocar prisão de ventre.
Mastigá-los pode prejudicar o estômago causando a gastrite. Quando você mastiga o chiclete, seu corpo entende como se você estivesse ingerindo algum alimento e começa a produzir substâncias que iriam trabalhar na digestão deste alimento. Como chicletes não podem ser engolidos, estas substâncias não são utilizadas, podendo trazer complicações.
Por outro lado uma pesquisa recente da Universidade de Northumbria, na Grã-Bretanha, afirma que movimentos repetivios de mastigação pode favorecer a concentração e a memória, pois aumenta a quantidade de oxigênio no cérebro. Também pode funcionar como um tipo de massagem facial, afastando o stress e a ansiedade.
Moçada, não se assustem não cada um é responsável pela sua saúde, podem mascar o chiclete, mas não se esqueçam de escovar os dentes SEMPRE! (Fonte:Invivo.saúde)

0 comentários:

Postar um comentário