quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Língua portuguesa Agradece


Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante; pode ser útil para outras pessoas e a Língua Portuguesa agradece.
Não diga:
Menas (sempre Menos)
Iorgute (Iogurte)
Ededron ( Edredon)
Mortandela ( Mortadela)
Mendingo ( Mendigo)
Trabisseiro( Travesseiro)
Trezentas gramas ( é O grama e não A grama)
Di menor, di maior ( é simplesmente maior ou menor de idade)
Cardaço ( Cadarço)
Asterístico ( Asterisco)
Beneficiente (Beneficente – lembre-se de Beneficência Portuguesa)

Lembre-se também:
Mal = Bem
Mau = Bom
A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA, que vem de germinar, nascer, brotar.
O certo é CUSPIR e não GOSPIR
O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.
Se você estiver com calor, poderá dizer que está SUANDO e não SOANDO, pois quem SOA é SINO!
O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO.Plantas é que tem espinhos.
Homens dizem: OBRIGADO; Mulheres: OBRIGADA!
O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e NÃO HAJA VISTO.
“FAZ dois anos que não a vejo” e não FAZEM dois anos...”
O PROBLEMA... e não POBLEMA ou POBREMA(deixe isso para o Zé Dirceu)
A PARTIR e não À PARTIR.
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, pra MIM comprar, MIM não conjuga verbo; apenas EU, TU, ELES,NÓS, VÓS, ELES.
Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com uma dó; a palavra dó no feminino é só a nota musical(dó, ré ,mi, etc)
As pronúncias:
CD-ROM é igual a ROMA sem o A.
Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka, etc) – ROM é abreviatura de Read Only Memory – memória apenas para leitura...
HALL é RÓL, não RAU, nem AU.

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING:

Não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando, e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR, vou VERIFICAR (muito mais simples mais elegante e CORRETO).

Da mesma forma é incorreto perguntar: COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR FALANDO?
Veja como é correto e mais simples: COM QUEM VOÇÊ QUER FALAR?

Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário.

Uma contribuição da Oficina de COMUNICAÇÃO – Projeto Doce Energia
Profª Sônia Castro

0 comentários:

Postar um comentário