quinta-feira, 17 de junho de 2010

Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais


Nós professores de Língua Portuguesa, Sonia,Danielly e Edite propusemos aos nossos alunos da 3ª série B, período matutino que fizessem uma atividade que fosse apresentada em sala de aula utilizando como recurso uma mídia digital, como uma câmera ou telefone celular , a proposta é a produção de um vídeo caseiro e que fosse interdisciplinar, ou seja, que fosse contextualizado com uma das disciplinas do seu interesse, a turma optou por História, com o conteúdo: 1 e 2ª Guerra Mundial, sendo que tinham que apresentar também um seminário para a professora de História e assim fariam os dois trabalhos numa única oportunidade.
A forma de apresentação escolhida foi o Jornal Falado, sugestão do aluno Tiago que elaborou o roteiro e filmagem juntamente com o aluno Agnélio. Fizeram inclusive um “make-off”, como nos filmes de locadoras. Percebi que enquanto passavam o “make-off”, a situação de aprendizagem foi bastante proveitosa e divertida, pois enriqueciam corrigindo os seus próprios erros de fala e postura.
Pudemos observar o entusiasmo dos alunos quando disseram que levaram dois dias para organizar, filmar e editar o filme.
O resultado final não ficou 100%, mas o importante que começaram a despertar que podem fazer muito mais, que como autores podem interferir naquilo que estão fazendo, e é nesse momento que acredito acontece à aprendizagem. A professora de História também gostou muito e pediu que apresentassem para a outra turma da 3ª série. O interessante é que acabou provocando a outra turma a produzirem também um vídeo caseiro que ainda não marcaram uma data para apresentarem.
Sônia Castro

0 comentários:

Postar um comentário